quinta-feira, 30 de julho de 2009

OONW, POOR FAVOOR !

Influenza A – Diferenças da Gripe Normal

' '



Apesar de terem prendido a responsável pela contaminação da Gripe Suína, a doença se espalhou por muitos países e hoje é uma Pandemia. Mas como saber se o que eu tenho é uma gripe comum ou a Influenza A? Confira a baixo:

Como fuciona o motor de um automovél ?

Muita gente que não gosta de física gosta de automóveis. O que elas não sabem é que o automóvel nada mais é do que uma aula de física ambulante.

O automóvel convencional é um motor movido a explosão, envolto por uma cabine com rodas. Isso nos permite classificá-lo fisicamente como uma máquina térmica que converte a energia química do combustível em trabalho. O efeito disso é o deslocamento do veículo.

Tudo começa, portanto, no combustível, que é a fonte primária de energia que permite que o carro -a máquina térmica- funcione. Gasolina, álcool, diesel e gás natural são compostos orgânicos que podem reagir com o oxigênio e produzir calor pela reação de combustão.

A quantidade de calor produzida por cada unidade de massa do combustível é definida pela propriedade chamada de poder calorífico, que é de aproximadamente 10.500 Kcal/Kg na gasolina e 6.500 Kcal/Kg no álcool. Essa é a razão pela qual os motores apresentam menor consumo por quilômetro rodado quando utilizam a gasolina.

Calor residual

O objetivo do motor é transformar em trabalho esses 10.500 ou 6.500 kcal de energia química presente em cada quilograma do combustível. Porém, só conseguiremos fazer isto com uma parte relativamente pequena do total de energia disponibilizada, uma vez que máquinas térmicas tendem a apresentar baixo rendimento. Isso significa que a maior parte da energia se perderá no meio ambiente, na forma de calor residual.

Automóveis convencionais são movidos por motores de quatro tempos, que operam o chamado Ciclo Otto: admissão, compressão, explosão e escape, que ocorrem dentro de um cilindro equipado com um pistão móvel.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Como funciona a geladeira?


A geladeira é um eletrodoméstico que atualmente a maioria da população desfruta de seu funcionamento. Ela tem como papel principal resfriar os alimentos para que não estrague, resfriar refrigerantes e congelar água entre outras coisas...

Aí vem a perguntinha “danada”: “Onde tem física na geladeira?” Então lhe respondo com uma pergunta: “Será que se a serpentina interna da geladeira (congelador), for colocada na parte inferior dela, os alimentos nela contidos ainda seriam resfriados?” A resposta é não. A serpentina fria é colocada na parte superior e os alimentos são colocados abaixo dela sobre grades de propósito.Isso favorece o processo de propagação do calor chamado de convecção. O ar em contato com o congelador se resfria, diminui seu volume, ficando mais denso, por isso desce e o ar debaixo está mais quente, ocupando um volume maior, menos denso, então sobe. Por isso que as divisórias devem ser vazadas, para que o ar que transfere calor possa passar por toda a geladeira e resfriar tudo o que nela estiver.

Na geladeira os alimentos começam a ser resfriados de cima para baixo, por isso a importância de se colocar alimentos mais perecíveis, como a carne, na parte superior. Para que a geladeira funcione corretamente é preciso mantê-la fechada para que não “vaze calor” dela.

A convecção é a transferência de calor que ocorre somente nos fluídos, pois estes quando mudam suas densidades, podem fluir parte de si e com isso carregar calor e transferir a outros corpos.
Outro exemplo disso é o funcionamento do ar condicionado, os ventos, alimentos quando são aquecidos, observe você que o alimento ou líquido sempre são aquecidos por baixo! ; )

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Oiiii pessoal !

No dia 24/07 fomos ao programa conexão chapada divulgar o nosso blog, um dos programas de maior audiência da Chapada.Fomos bem recebidos lá, por todos e Agradeçemos a atenção. CONTINUEM OLHANDO O NOSSO BLOOOG (: OBRIIGADA POVO LIIIIINDO !

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O que é umidade relativa do ar e como ela nos afeta?

Ouvimos falar sobre umidade diariamente nas notícias de meteorologia. A umidade é o que provoca aquela sensação estranha de ar pesado e úmido que sentimos em alguns dias de verão.

Podemos medir a umidade de várias maneiras diferentes, mas a umidade relativa é a mais comum. Porém, para entendermos a umidade relativa, é preciso compreendermos a umidade absoluta antes.

A umidade absoluta é a massa de vapor d'água dividida pela massa de ar seco em um volume de ar a uma temperatura específica. Quanto mais quente o ar, mais água ele comporta. Já a umidade relativa é a razão entre a umidade absoluta atual e a maior umidade absoluta possível (que depende da temperatura atual do ar). Quando os instrumentos indicam umidade relativa de 100%, isso quer dizer que o ar está totalmente saturado com vapor d'água e não pode conter nem um pouco a mais, criando a possibilidade de chuva. Mas isso não significa que a umidade relativa deva ser de 100% para que chova - basta que seja 100% onde as nuvens estão se formando. Enquanto isso, a umidade relativa próxima ao solo pode ser muito menor.

Somos muito sensíveis à umidade, já que a pele precisa do ar para se livrar da umidade que nossos corpos produzem. O processo de suor,transpiração do corpo é uma forma de mantê-lo frio e permanecer com a temperatura atual. E se o ar tiver umidade relativa de 100%, esse suor não irá evaporar no ar, o que faz com que o clima pareça estar muito mais quente do que a temperatura indicada nos termômetros e nos noticiários. Caso a umidade relativa esteja baixa, sentimos que a temperatura está muito menor que a temperatura real porque nosso suor evapora facilmente e nos resfria. Por exemplo, se a temperatura do ar estiver em 24º C e a umidade relativa estiver em 0%, a temperatura do ar parecerá estar a 21º C para os nossos corpos. No entanto, se a temperatura do ar for de 24º C e a umidade relativa for de 100%, vamos achar que a temperatura é de 27º C.As pessoas costumam se sentir mais confortáveis quando a umidade relativa está por volta de 45%. Equipamentos como umidificadores e desumidificadores ajudam a manter a umidade de locais fechados em um nível confortável.

Fonte : ciência,uol.

sábado, 18 de julho de 2009

As 10 mais estranhas MANIAS !


A definição médica afirma que “mania” é uma “desordem mental caracterizada por preocupação excessiva com algum fato, objeto, etc.” Ler sobre elas pode ser curioso e divertido para você, mas para quem sofre delas é um tormento.

Veja abaixo algumas das mais bizarras manias, que podem ser bem menos raras do que você imagina.

10. Cartocacoete: compulsão incontrolável de ver mapas em tudo.

manias

O cérebro humano é conectado para reconhecer rostos em tudo, mas acontece que existe uma estranha mania chamada cartocacoete: a incontrolável compulsão por ver mapas em todo lugar, até mesmo em comidas.

9. Gamomania: obsessão em fazer pedidos de casamento.

manias

A gamomania pode ser descrita como uma bizarra obsessão em pedir as pessoas em casamento ou fazer pedidos escandalosos a pessoas diferentes ao mesmo tempo, o que em muitos casos resulta em poligamia.

8. Onomatomania: desejo irresistível de repetir certas palavras.

manias

É uma obsessão com certas palavras e a repetida intrusão delas na mente.

7. Clinomania: desejo excessivo de ficar na cama.

manias

Não há nada de errado em querer ficar um pouco a mais na cama, principalmente em dias frios e chuvosos de inverno. Para o clinomaníaco, o desejo de ficar na cama é irresistível e pode persistir por dias sem fim, ainda mais quando está chovendo ou nevando. Clinomania vem do grego e significa obsessão com dormir. Em outras palavras, é o amor pela cama, travesseiros e cobertores.

6. Demonomania: acreditar ser habitado por um espírito maligno.

manias

Existem tantos filmes de horror e livros que descrevem e nos mostram vividamente o que acontece com pessoas quando elas são possuídas. E ao assistir a muitos de tais filmes, é natural começar a temer tais pessoas. Às vezes o indivíduo fica com tanto medo que certas manias passam a refletir isso. E no caso de demônios, é chamada de demonomania, um termo psiquiátrico para a crença que alguém está possuído pelo demônio. Quando a pessoa pensa que está possuída, ela realmente começa a se comportar como alguém obcecado.

5. Enosimania: acreditar constantemente que pecou.

manias

Definida como a compulsão por pensar que cometeu um pecado ou erro imperdoável, é conhecida por uma variedade de nomes: enissofobia, enosiofobia, medo de ter cometido um pecado imperdoável, e medo de críticas são os mais comuns. Sintomas normalmente incluem perda de fôlego, respiração acelerada, batimentos irregulares, suor, náusea, e sentimentos de temor.

4. Tricotilomania: compulsão por arrancar o próprio cabelo.

manias

Tricotilomania é uma desordem de controle impulsivo ou forma de auto-mutilação caracterizado pelo desejo repetido de puxar ou arrancar cabelo, cílios, pelos faciais e das narinas, pelos pubianos, sobrancelhas ou outro cabelo corporal, às vezes resultando em pontos carecas bem noticiáveis. Muitas vezes esta mania vem acompanhada de outra: a pessoa sempre come a raiz do pelo arrancado.

3. Ablutomania: mania de se lavar.

manias

Já notou como alguns amigos lavam as mãos com freqüência? Bem, não há nada de errado em lavar as mãos após sair ou ir ao banheiro, mas se ele lava as mãos mesmo depois de pequenos intervalos em um ambiente ou depois de tocar algo, é motivo para se preocupar, pois pode ser ablutomania. A ablutomania é uma obsessão pela lavagem de mãos ligada com a idéia fixa de infecções ou de se sujar. Normalmente essa doença acompanha outras desordens mentais sérias e raramente se manifesta sozinha. Infelizmente essa doença é característica de crianças, especialmente de esquizofrenia infantil. O mesmo é verdade sobre esquizofrenia adulta, embora raramente se reflita.
2. Abulomania: indecisão patológica.

manias

Todos já vivenciamos situações em que foi difícil decidir sobre algo, mas imagine não ser capaz de tomar a mais simples das decisões, a vida certamente seria insuportável. Abulomania pode ser definida como indecisão patológica ou uma inabilidade de se decidir sobre algo.

1. Doromania: obsessão por presentes.

manias

Muitas pessoas gostam de presentear os outros. E a maioria das pessoas ficaria feliz com tal obsessão. Afinal, dar presentes é uma boa ação pois as pessoas sentem prazer em dar presentes aos outros, enquanto a maioria das pessoas prefere recebê-los. Mas Às vezes dar presentes pode tornar-se uma obsessão. Doromania é o desejo ou preocupação irracional com isso, quando se torna uma obsessão escolher e dar presentes não com um bom propósito ou porque a pessoa é muito gentil. As razões são muito mais complexas.

Você está em: BEM-ESTAR *.*

10 dicas para você dormir melhor.

Você acorda irritado, nervoso, indisposto. No decorrer do dia tem dificuldade para se concentrar e sofre com a sonolência excessiva. Também, não é para menos: depois de passar a noite em claro, admirável seria exibir um pique de atleta. Mas nem precisa entrar em desespero, achando que está sozinho. Ao contrário, o clube dos insones vive recheado de sócios.
Mas, às vezes, basta alguma mudança simples nos hábitos antes de dormir, no travesseiro ou no colchão ara resolver o problema da falta de sono ou do cansaço pela manhã.

1- Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia-a-dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.
2- Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.
3- Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado. Na cama só vale a atividade sexual que, aliás, é ótima para relaxar.
4- Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade.
5- Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.
6- Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.
7- Um ritual interessante é depois do banho morninho, acender uma lâmpada azul e pingar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.
8- Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranqüilo, porque o alimento possui (em concentração não muito grande, é verdade), o triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.
9- Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.
10- Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.

A FÍSICA ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA ?

Muitas vezes ao estudarmos o conteúdo de uma disciplina no colégio pensamos: Onde vou usar esta informação? Como se todo a informação tivesse que ter uma aplicação prática, como se o conhecimento não fosse uma forma de crescermos e nos tornarmos conscientes de nosso valor como ser humano.

Com a Física isto também acontece. Mas ela está presente em nosso dia-a-dia, embora isso muitas vezes nos passe despercebido. Poderíamos dizer que a Física está presente em todas as atividades que realizamos e conhecendo as razões dos fenômenos, poderemos mais facilmente entendê-los, admirá-los e aproveitá-los para nossa segurança e bem estar.