sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ei , galera.

onw que pena o ano tá acabando ;///
mas nosso blog foi um sucesso , OBRIGAGA GALERAA pelas visitas e comentários .
queremos agradecer tb ao professor Quiriate, por nos proporcionar uma boa experiência ,
onde aprendemos muito com esse blog . FOOI OOOTIMOOOO !
VALEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEU MINHA GETÊM .

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Lentes, lentes óticas, vidro ótico!

O lense ótico é um componente ótico da precisão para a câmera, a câmara de vídeo, o telescópio, o projetor de película, a duplicadora, o microscópio e os outros instrumentos da observação. As aplicações de lentes óticas: É aplica-se para a luz do estágio, vidicon, lente de câmera, telescópio, impressão digital identifica o instrumento, microscópio, câmara digital, e assim por diante. O lense ótico ordinário é apropriado para o magnifier, iluminação do estágio, e assim como o outro instrumento!

A INDÚSTRIA E A PRODUÇÃO DO VIDRO !

Toda produção de vidro resume-se essencialmente a reunir materiais básicos baratos com pequenas quantidades de aditivos, convertendo-os a um produto extremamente refinado. A maior parte do custo desse produto final está na instalação necessária.

O objetivo primordial de um fabricante de vidro plano é atuar como fornecedor bem sucedido para distribuidores, produzindo usualmente carregamentos de 20 toneladas / caminhão de vidro em séries de tamanhos padrão. As divisões semanais quanto à produção estão relacionadas com esse objetivo e avaliadas face ao estoque no depósito do fabricante. Em relação a esse aspecto, é significativo que a maior fatia dos recursos do orçamento de pesquisa de um fabricante destine-se ao aperfeiçoamento e otimização do processo primário básico, em vez de dirigir-se à ampliação de tecnologia e de novos produtos.

Somente compreendendo a natureza e o custo da fabricação, é possível explorar o potencial da tecnologia.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Utilização da vibra optica .







A fibra óptica é um material feito de vidro ou de plástico (polímeros), por meio da reflexão ocorre o transporte da luz em seu interior. Com o desenvolvimento da tecnologia do quartzo foi possível a obtenção de fios cada vez mais finos, transparentes e que podem ser encurvados sem se quebrar. Uma característica de grande importância para a construção desse material é a transparência quase absoluta do quartzo com alto grau de pureza. A luz, como sabemos, é uma onda eletromagnética, e como tal ela pode se propagar em qualquer trajetória. Ao penetrar em um filamento de fibra óptica, a luz sofre reflexão total e é por meio dessas reflexões que ela percorre toda a fibra até chegar ao seu destino final.

Muito utilizada na medicina e nas telecomunicações, a fibra óptica é constituída de fio de quartzo muito fino (em torno de 5 milionésimos de metro) que por sua vez é revestido de duas camadas, uma de vidro e outra de plástico, utilizadas para a proteção do fio e melhoria no transporte da luz. Na medicina é utilizado nos equipamentos de endoscópios, aparelhos que fazem o exame de endoscopia, ou em cirurgias. Através de dois feixes que são introduzidos na garganta do paciente, o médico tem a visualização dos órgãos internos, dessa forma ele pode detectar qualquer anormalidade.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Projetor de imagens *

Todos os projetores, desde os primeiros projetores de slides até os modernos projetores de filmes, possuem os mesmos componentes: fonte de luz, condensador e lente de projeção. O material transparente, com a imagem a ser projetada, é colocado no plano objeto de maneira que a fonte de luz, orientada pelo condensador, possa brilhar através do material e atingir a lente, que projeta a imagem ampliada sobre a tela.
O sistema condensador é indispensável para a iluminação uniforme de todos os pontos da tela. Em geral, tem duas partes: um espelho esférico atrás da fonte de luz e um sistema de lentes que se localiza entre a fonte luminosa e o plano objeto.
O espelho esférico capta a luz que, de outra maneira, se irradiaria para longe do objeto, e a reflete em direção ao objeto, dobrando com isso o brilho da fonte.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

* Luneta astronômica

A luneta ou telescópio de refração é utilizada para observar objetos distantes. A luneta astronômica tem, como o microscópio, duas lentes convergentes: a objetiva que ao contrário do microscópio apresenta grande distância focal e a ocular.

O esquema da fig. 7.11 mostra como é obtida a imagem de um objeto distante.




A objetiva forma a imagem I1I'1 sobre seu foco e esta imagem vai servir como objeto para a ocular que fornece a imagem final do sistema I2I'2 que é virtual e invertida.
Observe que os focos da ocular e da objetiva praticamente coincidem.
O aumento visual de uma luneta é expresso pela relação entre as distâncias focais da objetiva (f1) e da ocular (f2):
A = f1 / f2 7.4
A desvantagem da luneta astronômica para observar objetos terrestres é que ela fornece uma imagem invertida.

Fonte: http://educar.sc.usp.br/otica/instrume.htm


Microscópio é o instrumento que serve para ampliar, com a finalidade de observação, a imagem de objetos minúsculos. A imagem pode ser formada por meios ópticos, acústicos ou eletrônicos e recebida por reflexão, processamento eletrônico ou por uma combinação dos dois métodos. Os microscópios são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciência, como biologia, metalurgia, espectroscopia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral.

Microscópio óptico.

Também conhecidos como lupas ou lentes de ampliação, os microscópios mais simples são dotados de uma lente convergente, ou sistema de lentes equivalente. Para facilitar o manuseio e a observação, algumas lentes são montadas em suportes, fixos ou portáteis, como os que se usam nas lentes de leitura. Os microscópios simples já eram utilizados em meados do século XV. Em 1674, o naturalista holandês Antonie van Leeuwenhoek produziu lentes suficientemente poderosas para observar bactérias de dois a três micrometros de diâmetro.

O microscópio composto consta, em essência, de um sistema óptico formado por dois conjuntos de lentes. Um conjunto, denominado objetiva, é montado perto do objeto examinado e forma no interior do aparelho uma imagem real. O outro conjunto, chamado ocular, permite ao observador ver essa imagem ampliada. A objetiva tem um poder de ampliação que varia de duas a cem vezes, enquanto o da ocular não ultrapassa dez vezes.

A objetiva e a ocular são colocadas nas extremidades diametralmente opostas de um tubo, o canhão, constituído de duas partes encaixadas, que podem ser estendidas e encurtadas, como tubos telescópicos. O movimento é possibilitado por dois parafusos, o macrométrico e o micrométrico, conforme seja ele rápido ou lento. Essa variação do comprimento do canhão resulta na aproximação ou afastamento do conjunto objetiva-ocular com relação ao objeto observado. A distância entre os dois sistemas de lentes, porém, permanece constante.

Fonte: Microscópio - Cola da Web

A Máquina fotográfica



Em essência, toda máquina fotográfica, é uma caixa
internamente preta e vazia, provida de um pequeno
orifício por onde a luz, transmitida por um objeto, penetra
e impressiona um filme fotográfico fixado no lado oposto
desse orifício.
No século XVI já se sabia projetar uma imagem utilizando
uma câmara escura, mas não se conhecia a maneira de a registrar. Isto ocorreu
somente três séculos depois, no ano de 1826, quando o
francês Joseph Niepce, tirou a primeira fotografia, usando
uma câmara escura e um material sensível à luz, o filme
fotográfico.
As câmaras escuras foram sendo aperfeiçoadas, atingindo
um grau de sofistificação, que muitas vezes chega a
esconder a simplicidade da sua função básica: fazer com
que a luz, proveniente de um objeto ou da cena que se
deseja fotografar, incida sobre o filme, formando nele uma
imagem.
A procura de imagens cada vez mais nítidas sob as mais
diversas condições - de luminosidade, distância, tempo
de duração do evento ou velocidade do objeto que se
deseja fotografar -, levou à introdução de uma série de
dispositivos na câmara escura, que merece ser rebatizada
como máquina fotográfica.

Fonte: FISICA PDF/Adobe Acrobat/ MAQUINA FOTOGRAFICA.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Princípio de Fermat

O Princípio de Fermat é um princípio fundamental da óptica geométrica e diz que o caminho seguido por um raio luminoso de um ponto A para um ponto B é tal que o tempo decorrido entre a partida de A e a chegada a B é estacionário para pequenas variações do caminho.

Do ponto de vista prático, na maioria dos casos a estacionaridade da duração do trajecto é equivalente ao trajecto ter a duração mínima.

De forma mais formal se tivermos um meio com um índice de refracção n que pode variar de ponto para ponto, então o trajecto físico de um raio luminoso que parte de A para B é tal que o tempo de percurso

é estacionário (mínimo).

(s é um caminho que passa por A e B, c é a velocidade da luz no vácuo (constante) e ds é o diferencial da função comprimento de linha)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ENTROPIA – A TOTAL DESORDEM DO UNIVERSO !


Entropia é uma palavra que vem do grego e representa uma grandeza termodinâmica, que esta associada a algum grau de desordem. Essa grandeza é quem mede a energia que não foi transformada em trabalho.

Para entender melhor, todos sabemos que a energia do universo tende a ser transformada, ou seja, aquela famosa frase: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, quando Lavoisier disse isso, ele estava querendo dizer que a energia que não foi utilizada de alguma forma (transformada em trabalho), foi transformada em outra (dissipada), sendo essa energia dissipada é considerada uma energia desordenada e difícil de ser reutilizada.

Um exemplo muito simples é de um carro. Quando estamos conduzindo um carro, a gasolina armazenada no tanque é convertida em calor, através da combustão e depois em energia mecânica no motor do carro. Mas como nenhuma energia é 100% transformada em trabalho, uma parte dessa energia será dissipada, devido ao atrito do pistão e a câmara de combustão (partes interna do motor onde ocorre a conversão do combustível em trabalho), e entre outros componentes, sobre a forma de calor, e essa energia dissipada pelo atrito é quase impossível de se reverter naturalmente em energia. Por exemplo, transformar a energia de atrito em trabalho para movimentar o carro de forma natural. Portanto concluímos que sempre vamos “perder” uma parte da energia que se esta produzindo, pois a mesma será convertida em outras formas de energia, a mais comum delas é o atrito.

domingo, 9 de agosto de 2009

PRINCÍPIO DE DEGRADAÇÃO DE ENERGIA =)

Vulgarmente chamado de Lei de Entropia, afirma que embora seja possível transformar Totalmente qualquer tipo de energia em Calor, não é possível transformar Calor Totalmente em qualquer outra forma de energia, pois parte dela volta a ser Calor.

Todas as formas de energia tendem a se converter em Calor, que é um estado de vibração molecular da matéria, e também é a forma mais degradada de energia. Esse estado de movimento das partículas é totalmente desordenado, sendo chamado de ENTROPIA.

Sendo assim num sistema fechado, a tendência geral da desordem molecular, Entropia, não pode diminuir. Embora tal possa ocorrer em partes do sistema. Ou seja, num SISTEMA FECHADO, a Entropia que caracteriza o Calor não pode diminuir, e sim manter-se constante ou aumentar devido a outras formas de energia se transformarem em Calor.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

21 frases sobre o mundo virtual ! haha *.*


1.A pressa é inimiga da conexão.
2.Amigos, amigos, senhas à parte.
3.Antes só que em chats aborrecidos.
4.A arquivo dado não se olha o formato.
5.Diga-me que chat freqüentas e te direi quem és.
6.Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
7.Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
8.Em terra offline, quem tem discada é rei.
9.Hacker que ladra não morde.
10.Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
11.Mouse sujo se limpa em casa.
12.Melhor prevenir que formatar.
13.O barato sai caro e lento.
14.Quem ri por último ta com lag.
15.Quando a esmola é demais, tem vírus anexado.
16.Quando um não quer, dois não teclam.
17.Quem clica seus males multiplica.
18.Quem com vírus infecta com vírus será infectado.
19.Quem envia o que quer recebe o que não quer.
20.Quem nunca errou que aperte a primeira tecla.
21.Quem tem dedo vai a Roma.com.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Máquinas Térmicas (:

A Revolução Industrial está diretamente relacionada com a Física e Química das Máquinas Térmicas. Foi a utilização do calor fornecido na queima de determinados combustíveis, que contribuiu de maneira decisiva nos processos industriais.

Uma máquina térmica é uma máquina que tem como objetivo tranformar calor (proveniente da queima do carvão, por exemplo) em trabalho (movimento de uma turbina, por exemplo). As máquinas térmicas, além de serem utilizadas em fabricas, foram muito utilizadas na época da revolução industrial para a retirada da água de minas.

Vamos dar destaque neste momento para um tipo de máquina térmica que utiliza vapor de água na realização de trabalho. Este tipo de máquina é denominado máquina a vapor. A primeira máquina a vapor foi a eolípila de Heron Alexandria (século I a.C.)..


quinta-feira, 30 de julho de 2009

OONW, POOR FAVOOR !

Influenza A – Diferenças da Gripe Normal

' '



Apesar de terem prendido a responsável pela contaminação da Gripe Suína, a doença se espalhou por muitos países e hoje é uma Pandemia. Mas como saber se o que eu tenho é uma gripe comum ou a Influenza A? Confira a baixo:

Como fuciona o motor de um automovél ?

Muita gente que não gosta de física gosta de automóveis. O que elas não sabem é que o automóvel nada mais é do que uma aula de física ambulante.

O automóvel convencional é um motor movido a explosão, envolto por uma cabine com rodas. Isso nos permite classificá-lo fisicamente como uma máquina térmica que converte a energia química do combustível em trabalho. O efeito disso é o deslocamento do veículo.

Tudo começa, portanto, no combustível, que é a fonte primária de energia que permite que o carro -a máquina térmica- funcione. Gasolina, álcool, diesel e gás natural são compostos orgânicos que podem reagir com o oxigênio e produzir calor pela reação de combustão.

A quantidade de calor produzida por cada unidade de massa do combustível é definida pela propriedade chamada de poder calorífico, que é de aproximadamente 10.500 Kcal/Kg na gasolina e 6.500 Kcal/Kg no álcool. Essa é a razão pela qual os motores apresentam menor consumo por quilômetro rodado quando utilizam a gasolina.

Calor residual

O objetivo do motor é transformar em trabalho esses 10.500 ou 6.500 kcal de energia química presente em cada quilograma do combustível. Porém, só conseguiremos fazer isto com uma parte relativamente pequena do total de energia disponibilizada, uma vez que máquinas térmicas tendem a apresentar baixo rendimento. Isso significa que a maior parte da energia se perderá no meio ambiente, na forma de calor residual.

Automóveis convencionais são movidos por motores de quatro tempos, que operam o chamado Ciclo Otto: admissão, compressão, explosão e escape, que ocorrem dentro de um cilindro equipado com um pistão móvel.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Como funciona a geladeira?


A geladeira é um eletrodoméstico que atualmente a maioria da população desfruta de seu funcionamento. Ela tem como papel principal resfriar os alimentos para que não estrague, resfriar refrigerantes e congelar água entre outras coisas...

Aí vem a perguntinha “danada”: “Onde tem física na geladeira?” Então lhe respondo com uma pergunta: “Será que se a serpentina interna da geladeira (congelador), for colocada na parte inferior dela, os alimentos nela contidos ainda seriam resfriados?” A resposta é não. A serpentina fria é colocada na parte superior e os alimentos são colocados abaixo dela sobre grades de propósito.Isso favorece o processo de propagação do calor chamado de convecção. O ar em contato com o congelador se resfria, diminui seu volume, ficando mais denso, por isso desce e o ar debaixo está mais quente, ocupando um volume maior, menos denso, então sobe. Por isso que as divisórias devem ser vazadas, para que o ar que transfere calor possa passar por toda a geladeira e resfriar tudo o que nela estiver.

Na geladeira os alimentos começam a ser resfriados de cima para baixo, por isso a importância de se colocar alimentos mais perecíveis, como a carne, na parte superior. Para que a geladeira funcione corretamente é preciso mantê-la fechada para que não “vaze calor” dela.

A convecção é a transferência de calor que ocorre somente nos fluídos, pois estes quando mudam suas densidades, podem fluir parte de si e com isso carregar calor e transferir a outros corpos.
Outro exemplo disso é o funcionamento do ar condicionado, os ventos, alimentos quando são aquecidos, observe você que o alimento ou líquido sempre são aquecidos por baixo! ; )

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Oiiii pessoal !

No dia 24/07 fomos ao programa conexão chapada divulgar o nosso blog, um dos programas de maior audiência da Chapada.Fomos bem recebidos lá, por todos e Agradeçemos a atenção. CONTINUEM OLHANDO O NOSSO BLOOOG (: OBRIIGADA POVO LIIIIINDO !

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O que é umidade relativa do ar e como ela nos afeta?

Ouvimos falar sobre umidade diariamente nas notícias de meteorologia. A umidade é o que provoca aquela sensação estranha de ar pesado e úmido que sentimos em alguns dias de verão.

Podemos medir a umidade de várias maneiras diferentes, mas a umidade relativa é a mais comum. Porém, para entendermos a umidade relativa, é preciso compreendermos a umidade absoluta antes.

A umidade absoluta é a massa de vapor d'água dividida pela massa de ar seco em um volume de ar a uma temperatura específica. Quanto mais quente o ar, mais água ele comporta. Já a umidade relativa é a razão entre a umidade absoluta atual e a maior umidade absoluta possível (que depende da temperatura atual do ar). Quando os instrumentos indicam umidade relativa de 100%, isso quer dizer que o ar está totalmente saturado com vapor d'água e não pode conter nem um pouco a mais, criando a possibilidade de chuva. Mas isso não significa que a umidade relativa deva ser de 100% para que chova - basta que seja 100% onde as nuvens estão se formando. Enquanto isso, a umidade relativa próxima ao solo pode ser muito menor.

Somos muito sensíveis à umidade, já que a pele precisa do ar para se livrar da umidade que nossos corpos produzem. O processo de suor,transpiração do corpo é uma forma de mantê-lo frio e permanecer com a temperatura atual. E se o ar tiver umidade relativa de 100%, esse suor não irá evaporar no ar, o que faz com que o clima pareça estar muito mais quente do que a temperatura indicada nos termômetros e nos noticiários. Caso a umidade relativa esteja baixa, sentimos que a temperatura está muito menor que a temperatura real porque nosso suor evapora facilmente e nos resfria. Por exemplo, se a temperatura do ar estiver em 24º C e a umidade relativa estiver em 0%, a temperatura do ar parecerá estar a 21º C para os nossos corpos. No entanto, se a temperatura do ar for de 24º C e a umidade relativa for de 100%, vamos achar que a temperatura é de 27º C.As pessoas costumam se sentir mais confortáveis quando a umidade relativa está por volta de 45%. Equipamentos como umidificadores e desumidificadores ajudam a manter a umidade de locais fechados em um nível confortável.

Fonte : ciência,uol.

sábado, 18 de julho de 2009

As 10 mais estranhas MANIAS !


A definição médica afirma que “mania” é uma “desordem mental caracterizada por preocupação excessiva com algum fato, objeto, etc.” Ler sobre elas pode ser curioso e divertido para você, mas para quem sofre delas é um tormento.

Veja abaixo algumas das mais bizarras manias, que podem ser bem menos raras do que você imagina.

10. Cartocacoete: compulsão incontrolável de ver mapas em tudo.

manias

O cérebro humano é conectado para reconhecer rostos em tudo, mas acontece que existe uma estranha mania chamada cartocacoete: a incontrolável compulsão por ver mapas em todo lugar, até mesmo em comidas.

9. Gamomania: obsessão em fazer pedidos de casamento.

manias

A gamomania pode ser descrita como uma bizarra obsessão em pedir as pessoas em casamento ou fazer pedidos escandalosos a pessoas diferentes ao mesmo tempo, o que em muitos casos resulta em poligamia.

8. Onomatomania: desejo irresistível de repetir certas palavras.

manias

É uma obsessão com certas palavras e a repetida intrusão delas na mente.

7. Clinomania: desejo excessivo de ficar na cama.

manias

Não há nada de errado em querer ficar um pouco a mais na cama, principalmente em dias frios e chuvosos de inverno. Para o clinomaníaco, o desejo de ficar na cama é irresistível e pode persistir por dias sem fim, ainda mais quando está chovendo ou nevando. Clinomania vem do grego e significa obsessão com dormir. Em outras palavras, é o amor pela cama, travesseiros e cobertores.

6. Demonomania: acreditar ser habitado por um espírito maligno.

manias

Existem tantos filmes de horror e livros que descrevem e nos mostram vividamente o que acontece com pessoas quando elas são possuídas. E ao assistir a muitos de tais filmes, é natural começar a temer tais pessoas. Às vezes o indivíduo fica com tanto medo que certas manias passam a refletir isso. E no caso de demônios, é chamada de demonomania, um termo psiquiátrico para a crença que alguém está possuído pelo demônio. Quando a pessoa pensa que está possuída, ela realmente começa a se comportar como alguém obcecado.

5. Enosimania: acreditar constantemente que pecou.

manias

Definida como a compulsão por pensar que cometeu um pecado ou erro imperdoável, é conhecida por uma variedade de nomes: enissofobia, enosiofobia, medo de ter cometido um pecado imperdoável, e medo de críticas são os mais comuns. Sintomas normalmente incluem perda de fôlego, respiração acelerada, batimentos irregulares, suor, náusea, e sentimentos de temor.

4. Tricotilomania: compulsão por arrancar o próprio cabelo.

manias

Tricotilomania é uma desordem de controle impulsivo ou forma de auto-mutilação caracterizado pelo desejo repetido de puxar ou arrancar cabelo, cílios, pelos faciais e das narinas, pelos pubianos, sobrancelhas ou outro cabelo corporal, às vezes resultando em pontos carecas bem noticiáveis. Muitas vezes esta mania vem acompanhada de outra: a pessoa sempre come a raiz do pelo arrancado.

3. Ablutomania: mania de se lavar.

manias

Já notou como alguns amigos lavam as mãos com freqüência? Bem, não há nada de errado em lavar as mãos após sair ou ir ao banheiro, mas se ele lava as mãos mesmo depois de pequenos intervalos em um ambiente ou depois de tocar algo, é motivo para se preocupar, pois pode ser ablutomania. A ablutomania é uma obsessão pela lavagem de mãos ligada com a idéia fixa de infecções ou de se sujar. Normalmente essa doença acompanha outras desordens mentais sérias e raramente se manifesta sozinha. Infelizmente essa doença é característica de crianças, especialmente de esquizofrenia infantil. O mesmo é verdade sobre esquizofrenia adulta, embora raramente se reflita.
2. Abulomania: indecisão patológica.

manias

Todos já vivenciamos situações em que foi difícil decidir sobre algo, mas imagine não ser capaz de tomar a mais simples das decisões, a vida certamente seria insuportável. Abulomania pode ser definida como indecisão patológica ou uma inabilidade de se decidir sobre algo.

1. Doromania: obsessão por presentes.

manias

Muitas pessoas gostam de presentear os outros. E a maioria das pessoas ficaria feliz com tal obsessão. Afinal, dar presentes é uma boa ação pois as pessoas sentem prazer em dar presentes aos outros, enquanto a maioria das pessoas prefere recebê-los. Mas Às vezes dar presentes pode tornar-se uma obsessão. Doromania é o desejo ou preocupação irracional com isso, quando se torna uma obsessão escolher e dar presentes não com um bom propósito ou porque a pessoa é muito gentil. As razões são muito mais complexas.

Você está em: BEM-ESTAR *.*

10 dicas para você dormir melhor.

Você acorda irritado, nervoso, indisposto. No decorrer do dia tem dificuldade para se concentrar e sofre com a sonolência excessiva. Também, não é para menos: depois de passar a noite em claro, admirável seria exibir um pique de atleta. Mas nem precisa entrar em desespero, achando que está sozinho. Ao contrário, o clube dos insones vive recheado de sócios.
Mas, às vezes, basta alguma mudança simples nos hábitos antes de dormir, no travesseiro ou no colchão ara resolver o problema da falta de sono ou do cansaço pela manhã.

1- Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia-a-dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.
2- Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.
3- Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado. Na cama só vale a atividade sexual que, aliás, é ótima para relaxar.
4- Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade.
5- Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.
6- Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.
7- Um ritual interessante é depois do banho morninho, acender uma lâmpada azul e pingar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.
8- Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranqüilo, porque o alimento possui (em concentração não muito grande, é verdade), o triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.
9- Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.
10- Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.

A FÍSICA ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA ?

Muitas vezes ao estudarmos o conteúdo de uma disciplina no colégio pensamos: Onde vou usar esta informação? Como se todo a informação tivesse que ter uma aplicação prática, como se o conhecimento não fosse uma forma de crescermos e nos tornarmos conscientes de nosso valor como ser humano.

Com a Física isto também acontece. Mas ela está presente em nosso dia-a-dia, embora isso muitas vezes nos passe despercebido. Poderíamos dizer que a Física está presente em todas as atividades que realizamos e conhecendo as razões dos fenômenos, poderemos mais facilmente entendê-los, admirá-los e aproveitá-los para nossa segurança e bem estar.